Atualizado na quinta-feira (2), mapeamento realizado pelo Cetesb alerta sobre balneabilidade das praias paulista
Com o início da alta temporada de verão, os impactos da ausência de serviços adequados de coleta e tratamento de esgoto ficam em evidência, uma vez que praias impróprias para banho oferecem riscos à saúde dos turistas. De acordo com o relatório da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 175 praias monitoradas no litoral paulista, 38 estão impróprias para banho. As cidades com maior número de praias comprometidas incluem Santos (7), São Sebastião (7) e Praia Grande (6).
Ainda no país, cerca de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e mais de 90 milhões vivem sem coleta de esgoto. Durante o verão, o sistema de saneamento enfrenta sobrecargas devido ao aumento no consumo de água e ao consequente aumento no volume de esgoto, agravando problemas de contaminação em áreas litorâneas.
Praias impróprias para banho afetam diretamente a saúde dos turistas e moradores, contribuindo para a propagação de doenças relacionadas à falta de saneamento. Sem coleta e tratamento de esgoto, o despejo irregular polui as águas, afetando sua qualidade e tornando-as inadequadas para atividades de lazer.
Além disso, a ausência de saneamento básico impacta negativamente o turismo, um dos setores mais importantes para as economias litorâneas. Um estudo do Instituto Trata Brasil revela que a universalização do saneamento poderia gerar ganhos de R$ 80 bilhões para o turismo entre 2021 e 2040, resultado da melhoria na qualidade das águas e na redução de doenças de veiculação hídrica.
A qualidade das águas e a melhoria da infraestrutura básica nas praias são fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística. Investir em saneamento básico é, portanto, indispensável para garantir a saúde da população e o crescimento econômico local.
Antes de planejar sua estadia de veraneio, consulte o Painel Saneamento Brasil, que traz informações detalhadas sobre o saneamento básico em mais de 893 localidades do país. O painel também está disponível via aplicativo.