Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Região Centro-Oeste apresenta pequena evolução nos indicadores de saneamento

Apesar da melhora nos serviços básicos, a região ainda tem dificuldade de atender a população com esgotamento sanitário

Dados atualizados do SNIS com ano base de 2020 apontam uma leve melhora nos indicadores de saneamento da região Centro-Oeste. Na região, a população com acesso à água potável corresponde a 90,9%, enquanto os habitantes com atendimento à coleta de esgoto são de 59,5%. Além disso, a região trata 58,5% dos esgotos gerados; em relação ao índice de perdas na distribuição, 34,2% da água potável não chega de maneira oficial para os moradores.

Comparando com o SNIS de 2019, os habitantes com acesso água potável na região eram de 89,7% e com atendimento à coleta de esgoto eram de 57,7%. O tratamento de esgoto era de 56,8% e a água desperdiçada nos sistemas de distribuição correspondia a 34,4%.

Tabela indicadores de saneamento por estados da região Centro-Oeste SNIS (2020)

Refletindo a partir dos estados e o Distrito Federal que compõem o centro-oeste brasileiro, todos fornecem acesso à água potável para a maioria de seus habitantes. Em contrapartida, o atendimento a coleta de esgoto, e principalmente, o tratamento dos esgotos gerados são uma dificuldade para os estados da região.

Mesmo com a pequena evolução nos índices de saneamento, é de extrema importância que o Centro-Oeste do país continue o empenho para melhorar os serviços de água e esgotamento sanitário para a população. Como é possível observar, a região ainda apresenta dificuldades para atender os habitantes com coleta e tratamento dos esgotos.

O acesso aos serviços de esgotamento sanitário é essencial para o desenvolvimento em âmbitos econômicos, sociais e ambientais para qualquer localidade. Por exemplo, a melhora desses serviços resulta na  valorização ambiental, auxiliando na despoluição de rios, mares e lagos, e consequentemente, beneficia o setor do turismo que tem grande importância no crescimento econômico.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil