Logo Trata Brasil
Search

Luana Pretto é a nova Presidente Executiva do Trata Brasil

Com vasta experiência no setor de saneamento, Luana se junta à equipe do ITB na luta pela universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário.

Luana Siewert Pretto é engenheira civil e Mestre em Engenharia Civil formada pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em sua carreira profissional, Luana atuou como Diretora na Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Joinville (SC), esteve como engenheira concursada na CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), e foi Diretora Técnica e Presidente na Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville. No terceiro setor, desde 2021, Luana atuou como Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na ASFAMAS (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento).

Em entrevista para o “Falando em Saneamento”, podcast produzido pelo ITB, a nova presidente Executiva contou um pouco suas expectativas à frente do Instituto e sua visão sobre os desafios para o setor de saneamento a partir da aprovação do Novo Marco Legal (Lei 14.026/2020).

Como nova Presidente Executiva, Luana enxerga o ITB como um importante promotor de saneamento básico no país. “Nós podemos fazer diferença e impulsionar os serviços básicos no Brasil sempre defendendo aquilo que é mais importante para a população como um todo: a qualidade de vida, a saúde e o meio ambiente do país”.

Analisando o setor a partir do Novo Marco Legal do Saneamento, a presidente executiva acredita que mudanças significativas já estão acontecendo desde a aprovação do Novo Marco em julho de 2020. “Já existem leilões ocorrendo, no qual, foram garantidos 42 bilhões de reais em  investimentos. Temos novas modelagem sendo estruturadas, sendo que é importante independente de ser público ou privado que tenha esse investimento e eficiência na prestação de serviço”.

Luana Pretto ainda acrescenta que existem alguns desafios a serem superados, como por exemplo, a formação de blocos regionais e a adesão dos municípios a esses blocos; além do  fortalecimento das agências reguladoras para que elas possam ser isentas e efetivamente fazer a fiscalização e cobrança dos contratos.

Nos últimos momentos da conversa no podcast, Luana Pretto discorreu sobre a importância de engajar a sociedade na fiscalização dos cumprimentos das metas estabelecidas até 2023. Acredito muito na  informação e no conhecimento,  entendo que a realização dos estudos e a demonstração dos dados são muito importantes. Vejo extrema importância no engajamento da população como um todo, muitas vezes o cidadão não tem a noção dos benefícios do saneamento básico, ou seja,  sobre qual é o benefício do acesso da água potável e da coleta e tratamento do esgoto para a região em que vive.

Luana completa que além do engajamento da população, é fundamental a mobilização de promotores, para que haja correta execução e fiscalização na promoção dos serviços básico. Ademais, é essencial a participação de formadores de opinião que demonstrem novamente os benefícios da implementação saneamento; além da mobilização de influenciadores digitais, empresas e universidades. “Precisamos buscar os mais diversos elos e juntar forças, para que possamos demonstrar a importância e benefício direto dos serviços de saneamento básico finaliza a presidente executiva do ITB.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil