Logo Trata Brasil

>Trata Brasil, CLP e Water.org se unem em Coalizão pró-Saneamento para as Eleições 2022

A Coalização  reúne as principais informações de saneamento básico do país em uma página online

Para ter conhecimento sobre o que é necessário para o estado onde você vive evoluir no saneamento, o Instituto Trata Brasil e o Centro de Liderança Pública, com apoio da Water.org, se unem para formar uma Coalização em prol das Eleições 2022. A página conta com diversas informações sobre saneamento básico, com o objetivo de configurar o tema como prioridade para os governantes que serão eleitos.

Voltada para os candidatos (as) neste ano eleitoral, a página busca mobilizar este público-alvo para que avancem na pauta da universalização dos serviços básicos, indicando qual o papel dos próximos governantes no setor. O material conta com a evolução da infraestrutura nos últimos anos, um histórico sobre os serviços de água e esgoto, informações nacionais e estaduais de saneamento, como também, qual é o papel dos candidatos (as) nas eleições de 2022.

Além disso, o material discorre sobre o novo momento que o setor vive desde a aprovação do Marco Legal do Saneamento em 2020, no qual, ficou firmado um compromisso nacional para com as metas de universalização de saneamento até 2033. A página também apresenta uma secção para falar sobre a regulação no país, a qual coloca responsabilidade ao titular dos serviços de formular a política pública de saneamento.

Luana Siewert Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil, ressalta a importância da página em atingir os próximos governantes, visando a melhoria dos serviços básicos para os brasileiros. “Queremos que o saneamento básico esteja na pauta de cada um desses candidatos (as) para que haja o comprometimento a respeito do tema. Desta forma, possamos avançar com esse serviço tão essencial, beneficiando a saúde e qualidade de vida da população”.

A Coalização irá se reunir com os(as) principais candidatos(as) aos pleitos estaduais de alguns estados brasileiros a partir da semana de 22 de agosto. O intuito dos encontros presenciais é apresentar os principais indicadores de saneamento básico do país e trazer recomendações para quem vai assumir no próximo ano.

A página online já está disponível no link https://conteudo.clp.org.br/saneamento-basico-e-eleicoes