Logo Trata Brasil

>Vila Tanquinho – Ferraz de Vasconcelos (SP)

O projeto ‘Trata Brasil na Comunidade’ aconteceu no bairro Tanquinho/ Jardim TV, no município de Ferraz Vasconcelos (SP), durante agosto de 2012 a outubro de 2013.

A comunidade possuía 100% de água tratada, porém mais da metade das casas não tinham esgoto coletado e tratado. Com os trabalhos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), os moradores da região foram beneficiados com a coleta e tratamento dos esgotos a partir de agosto de 2012.

O Instituto Trata Brasil fez levantamento de dados e informações, por meio de pesquisa domiciliar com entrevistas pessoais sobre a qualidade de vida e as condições de saúde e saneamento básico do bairro Tanquinho em dois períodos (segundo semestre de 2012 e final de 2013). O levantamento foi para qualificar os benefícios percebidos pela população quanto aos serviços públicos de água e esgoto implementados no local.

Durante a coleta de informações, os entrevistados opinaram sobre a importância do saneamento básico em suas vidas e 99% atribuíram a água e esgotos (coleta e tratamento) como peças importantes para o bairro. Entretanto, quando comparado à saúde, segurança e educação, o saneamento básico ocupou posição tímida no ranking de preocupação das pessoas entrevistadas.

Principais Resultados

A pesquisa apontou que 1/4 das pessoas entrevistadas tiveram problemas com a diarreia e 25,9% tiveram infecções na pele e nos olhos antes de agosto de 2012; as crianças/adolescentes de 0 a 17 anos faziam parte do grupo que mais tiveram doenças num período de 12 meses.

Após a implantação do saneamento a ocorrência de doenças como diarreia, verminoses, infecções na pele e nos olhos e dengue foi bem menor, com a redução em cerca de 10 ou mais pontos percentuais.

Houve também grande redução no número de membros das famílias que ficaram doentes (76 casos antes do saneamento para 33 ocorrências depois das redes instaladas).