Logo Trata Brasil
Search

Vida de estudante: falta de saneamento básico prejudica a etapa escolar

Dados do Painel Saneamento Brasil mostram que a precariedade dos serviços básicos afeta a nota média do ENEM, uma prova crucial para os jovens estudantes

Neste dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante, uma data que busca ressaltar a importância do papel que a educação exerce para a formação social e profissional na vida das pessoas. Etapa tão essencial para o cidadão, o período escolar é diretamente afetado pela precariedade do saneamento básico. A partir de informações apresentadas no Painel Saneamento Brasil, é possível concluir que a ausência dos serviços de água e esgotamento sanitário tem efeito negativo nas chances do estudante de progressão para o ensino superior e na qualificação dos jovens.

Segundo dados do INEP sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova de admissão para a educação superior de diversas instituições, os jovens que moravam em residências sem banheiro de uso exclusivo tiveram desempenho pior que aqueles que moravam em residências com banheiro. Isto é, a nota média no ENEM dos candidatos com acesso a banheiro foi de 535,69, enquanto dos estudantes sem banheiro foi de 468,31 – uma diferença de quase 70 pontos na nota final. Sendo assim, as crianças e jovens sem acesso ao saneamento básico tendem a ter uma qualificação profissional menor que os demais quando entrarem no mercado de trabalho.  

Sem o acesso digno aos serviços básicos, os estudantes que vivem nessas condições precárias ficam mais suscetíveis a contrair doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, terão que faltar às aulas, o que prejudica o desenvolvimento educacional desse jovem. Como a escolaridade reflete na produtividade e na renda desses futuros trabalhadores, o atraso escolar impacta negativamente a produtividade do profissional e sua remuneração do trabalho. 

Por outro lado, se for dado acesso aos serviços de coleta de esgoto e de água tratada a um estudante que hoje não tem esses serviços, isso refletirá de maneira positiva na escolaridade desse (a) jovem, o que no futuro tem potencial de fomentar a produtividade do trabalho das gerações futuras, com efeito sobre sua remuneração e no desenvolvimento do país. 

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil