Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Verão à vista: Praia Grande está entre os municípios que mais investiram em saneamento por habitante, aponta Ranking do Saneamento

Entre as 100 maiores cidades presentes no Ranking, a cidade litorânea apresenta a maior média de investimento per capita 

Município do litoral sul de São Paulo, Praia Grande faz parte da Região Metropolitana da Baixada Santista e abriga quase 340 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do litoral paulista. Na localidade, o acesso à água potável chega para 91,4% dos habitantes e 75% são atendidos com coleta de esgoto, enquanto 71,6% do esgoto gerado é tratado – índice maior que a média nacional de 51,2%. Ademais, a cidade litorânea perde 35,2% da água potável nos sistemas de distribuição, volume este que não chega de maneira oficial para as residências.

Tabela 1 – Indicadores de saneamento de Praia Grande, SNIS (ano base 2021)

Fonte: SNIS 2021 – Ranking do Saneamento

Conforme informações presentes no Ranking do Saneamento 2023, produzido  pelo Trata Brasil em parceria com a GO Associados, a média de investimento em saneamento por habitante no município, entre 2017 e 2021, foi de R$ 614,11. Entre as 100 maiores cidades brasileiras analisadas no Ranking, essa foi a maior média apresentada. No Ranking do Saneamento 2023, Praia Grande figura na 34ª posição.  
A média de investimento por habitante observada em Praia Grande é superior ao necessário para alcançar a universalização até 2033, ou seja, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), o investimento médio necessário para universalização do saneamento no país é de R$ 203 por habitante. Sendo assim, a cidade deve continuar os esforços realizados para evoluir cada vez mais nos indicadores de saneamento, visando cumprir com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, de atender 99% dos habitantes com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil