Entre as 100 maiores cidades presentes no Ranking, a cidade litorânea apresenta a maior média de investimento per capita
Município do litoral sul de São Paulo, Praia Grande faz parte da Região Metropolitana da Baixada Santista e abriga quase 340 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa do litoral paulista. Na localidade, o acesso à água potável chega para 91,4% dos habitantes e 75% são atendidos com coleta de esgoto, enquanto 71,6% do esgoto gerado é tratado – índice maior que a média nacional de 51,2%. Ademais, a cidade litorânea perde 35,2% da água potável nos sistemas de distribuição, volume este que não chega de maneira oficial para as residências.
Tabela 1 – Indicadores de saneamento de Praia Grande, SNIS (ano base 2021)
Fonte: SNIS 2021 – Ranking do Saneamento
Conforme informações presentes no Ranking do Saneamento 2023, produzido pelo Trata Brasil em parceria com a GO Associados, a média de investimento em saneamento por habitante no município, entre 2017 e 2021, foi de R$ 614,11. Entre as 100 maiores cidades brasileiras analisadas no Ranking, essa foi a maior média apresentada. No Ranking do Saneamento 2023, Praia Grande figura na 34ª posição.
A média de investimento por habitante observada em Praia Grande é superior ao necessário para alcançar a universalização até 2033, ou seja, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), o investimento médio necessário para universalização do saneamento no país é de R$ 203 por habitante. Sendo assim, a cidade deve continuar os esforços realizados para evoluir cada vez mais nos indicadores de saneamento, visando cumprir com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, de atender 99% dos habitantes com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.