Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Aniversário de Belém: confira os indicadores de saneamento da capital paraense

Para cumprir com as metas estabelecidas no Marco Legal, a cidade terá desafios nos próximos anos

Fundada em 1616, a cidade de Belém completa 407 anos de fundação nesta quinta-feira (12). A capital do Pará abriga cerca 1,5 milhão de habitantes, em que 76,84% da população tem acesso à água potável e 17,12% é atendida com coleta de esgoto, enquanto, apenas 3,63% do esgoto é tratado. Ademais, a cidade perde 45,17% do recurso hídrico nos sistemas de distribuição.

Tabela 1 – Evolução dos indicadores de saneamento em Belém entre 2015 e 2021

Fonte: Painel Saneamento/SNIS

A partir da tabela acima é possível observar que Belém terá grandes desafios para cumprir com as metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento. A cidade  terá que abastecer 99% da população com água potável e atender 90% dos habitantes com esgotamento sanitário até 2033.

Nos últimos anos, o índice de atendimento total de esgoto apresentou maior evolução, quando comparado com os outros indicadores. Em 2015, os habitantes atendidos com coleta de esgoto eram 12,8%. Seis anos mais tarde, em 2021, esse índice aumentou em 4,3 pontos percentuais. Ainda assim, a cidade deve voltar seus esforços por meio de políticas públicas a fim de acelerar a evolução nos serviços básicos para a população. 

Universalizar o saneamento básico reflete em ganhos econômicos, sociais e ambientais. Sendo assim, o acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário proporcionam melhores condições de saúde, além dos impactos positivos na valorização ambiental e nos indicadores educacionais.  Em Belém, os estudantes com acesso a banheiro em suas residências tinham a nota média do ENEM de 536,79, por outro lado, a nota média no ENEM dos candidatos sem banheiro exclusivo nas casas era de 501,20 – como aponta dados presentes no Painel Saneamento Brasil.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil