Projeto educacional do ITB chegou em quatro estados brasileiros, atendendo cerca de sete municípios
No segundo semestre de 2022, o Instituto Trata Brasil levou o projeto ‘Brincar para Sanear” para escolas dos estados da Bahia, Tocantins, Pará e Ceará. Com intuito de fomentar a importância do saneamento para crianças e adolescentes, o projeto ‘Brincar para Sanear’ é uma ação educacional que além de ensinar os alunos, também busca levar conhecimento sobre os serviços básicos para os professores e pais.
Com mais de 200 apresentações realizadas, as ações lúdicas do projeto chegaram nos municípios de Caucaia (CE), Barra do Choça (BA); Encruzilhada (BA); Vitoria da Conquista (BA); Xinguara (PA); Araguaína (TO) e Gurupi (TO). Sendo assim, foram 69 escolas que receberam o projeto, impactando mais 17 mil alunos e alunos a partir de informações do saneamento. Além disso, ao todo o ‘Brincar para Sanear’ atendeu mais de 19 mil pessoas, contanto juntamente com os alunos, os professores, diretores, coordenadores e funcionários.
O Trata Brasil busca legitimar suas ações em prol a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário a partir de projetos sociais, como por exemplo, o ‘Brincar para Sanear’ – conheça mais projetos do ITB: https://tratabrasil.org.br/.
No país, muitos brasileiros sofrem com a precariedade do saneamento básico, isto é, são mais de 35 milhões de habitantes sem acesso à água e quase 100 milhões não têm atendimento à coleta de esgoto. Ademais, dados do UNICEF divulgados em 2020 mostram que 39% das escolas no Brasil não dispunham de estruturas básicas para lavagem de mãos. Desta forma, projetos sociais são essenciais para fomentar que o saneamento básico seja um direito de cada cidadão brasileiro.