Logo Trata Brasil

>Indicadores de saneamento nas cidades onde nasceram dois grandes nomes da Seleção Brasileira

O ITB apresenta os serviços básicos de Mogi das Cruzes e Caxias do Sul, municípios que nasceram o craque Neymar e o técnico Tite 

Um dos maiores eventos esportivos, a vigésima segunda edição da Copa do Mundo de 2022 está sendo disputada no Catar. Em busca do hexacampeonato, o Brasil estreia contra a Sérvia, nesta quinta-feira, 24 de novembro, às 16h. Na história do torneio internacional apenas oito seleções conquistaram o título, a seleção brasileira é a maior campeã com cinco títulos. 

A partir de dados presentes no Painel Saneamento Brasil, o ITB mostra alguns dos indicadores dos serviços básicos nas cidades onde nasceram dois nomes importantes da seleção brasileira que estão em busca do hexa no Catar, os quais são: o jogador Neymar e o técnico Tite.

O segundo maior artilheiro da seleção e grande craque brasileiro, Neymar da Silva Santos Júnior nasceu em Mogi das Cruzes. O município paulista abriga mais de 450 mil habitantes, o acesso água potável chega para 91,5% da população e 86,9% recebem atendimento de coleta de esgoto, enquanto 47,7% do esgoto gerado é tratado.  Analisando outros indicadores de saneamento onde nasceu o craque brasileiro, a cidade desperdiça 47,9% da água nos sistemas de distribuição – quase metade do recurso hídrico não chega para os moradores da cidade. 

Nascido em Caxias do Sul, o treinador multicampeão Adenor Leonardo Bachi, mais conhecido como Tite, está no comando da seleção desde 2016. Com mais de 517 mil habitantes, a cidade do Rio Grande do Sul atende 97,8% da população com água potável, enquanto 89% é atendida com coleta de esgoto – no tratamento, 41,1% do esgoto produzido é tratado. Ademais, no município 47,7% da água potável é perdida nos sistemas de distribuição e não chega de forma oficial para os habitantes.

A fim de cumprir com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, no qual, define que todas as localidades do país devem fornecer água potável para 99% da população e atender 90% dos habitantes com esgotamento sanitário, as cidades onde nasceram esses dois grandes nomes importantes da seleção brasileira devem continuar voltando os esforços para a infraestrutura do saneamento.