Logo Trata Brasil
Search

Confira a atualização do Painel Saneamento Brasil

A plataforma do Instituto Trata Brasil conta com dados atualizados e um novo layout

No país os serviços de saneamento básico ainda são precários, nos quais, aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões não possuem atendimento de coleta de esgoto; somente 50,8% dos esgotos produzidos são tratados. Não obstante, o Brasil perde 40,1% da água produzida nos sistemas de distribuição, isto é, toda essa água não chega de forma oficial nas residências do país.

Para entender os problemas que o país enfrenta nessa infraestrutura, o ITB criou a plataforma Painel Saneamento Brasil em 2019. A iniciativa tem como objetivo mostrar diversos indicadores de saneamento das localidades brasileiras, mantendo o cidadão informado a fim de reivindicar a universalização do saneamento básico. Com dados de saneamento que mostram o impacto social, econômico e ambiental desse serviço, o Painel apresenta informações dos 839 municípios com população acima de 50 mil habitantes, iniciando pelas 200 maiores cidades do Brasil.

Para este ano de 2022, o Painel Saneamento Brasil já conta com os dados atualizados no ano base de 2020, sendo essas informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), DataSUS, IBGE, INEP e dados do próprio ITB. Além da atualização dos dados, o Painel conta com um novo layout.

Fonte: Painel Saneamento Brasil

Um dos indicadores presentes no Painel é sobre os benefícios do saneamento. Na área da saúde, segundo dados do DataSUS 2020, ocorreram mais de 167 mil internações por doenças de veiculações hídricas. Em comparação com o ano anterior, foram 106 mil internações a menos. O número de óbitos por doenças associadas pela falta de saneamento também diminuiu, em 2019 foram registrados 2.734 óbitos, em contrapartida, os dados atualizados mostram que ocorreram 1.898 óbitos por doenças de veiculação hídrica. Contudo, a queda das internações não se dá pela melhora do saneamento básico, mas muito provavelmente pela pandemia do novo coronavírus, que assolou os hospitais brasileiros e fez com que outras doenças deixassem de ser registradas.

Além do indicador de saúde, no Painel Saneamento Brasil é possível encontrar e comparar  dados gerais das diversas localidades, como também das operações de saneamento, além dos benefícios do saneamento em diferentes âmbitos e os impactos a partir dos esforços para universalização – acesse: https://www.painelsaneamento.org.br/.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil