Logo Trata Brasil
Search

Copa do Mundo: conheça os indicadores de saneamento das cidades de dois atacantes do Brasil

Desta vez, o Trata Brasil mostra os serviços básicos de Nova Venécia (ES) e São Gonçalo (RJ), cidades que nasceram Richarlison e Vinicius JR

Classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo que acontece no Qatar, o Brasil venceu os dois jogos contra Sérvia e Suíça, conquistando vaga antecipada para a próxima fase do torneio – na sexta-feira (02), a seleção volta a campo pela última rodada da fase de grupos para enfrentar Camarões. Destaques da Seleção Brasileira até o momento, o ITB analisa os indicadores de saneamento básico das cidades de Richarlison e Vinicius Jr.

Autor de dois gols na estreia do Brasil contra a Sérvia, Richarlison de Andrade nasceu em Nova Venécia (ES). Com pouco mais de 50 mil habitantes, a cidade atende 63,9% da população com água potável e 20,9% têm acesso a coleta de esgoto – apenas 29,9% do esgoto produzido é tratado no município. Além disso, a cidade perde 25,7% da água potável nos sistemas de distribuição – média menor que a nacional de 40,1%.

Com participação em todos os gols do Brasil até o momento na Copa do Mundo, Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, conhecido como Vini Jr, nasceu em São Gonçalo (RJ). O município do Rio de Janeiro abriga mais de 1 milhão de habitantes, em que 90,9% têm acesso à água potável e atende somente 33,5% da população com coleta de esgoto, enquanto apenas 15,3% do esgoto produzido é tratado. Em relação ao índice de perdas de água, 30,5% do recurso hídrico é desperdiçado nos sistemas de destruição, isto é, essa porcentagem não chega de forma oficial para as residências da cidade.

A partir das metas definidas pelo Marco Legal de Saneamento, Nova Venécia e São Gonçalo devem trabalhar para universalizar os serviços básicos até 2033, principalmente voltando os esforços para os serviço de esgotamento sanitário. 

Para mais informações de saneamento nas cidades acesse o Painel Saneamento Brasil, plataforma criada pelo Trata Brasil que reúne indicadores dos serviços básicos de 893 localidades do país. Confira também as redes sociais do ITB e fique ligado para as próximas cidades dos jogadores que serão analisadas.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil