Logo Trata Brasil

>Dia do Atleta: O acesso ao saneamento influencia no desenvolvimento de quem sonha em ser atleta

Trata Brasil conta com a colaboração de atletas no quadro de embaixadores que se engajam na busca pela universalização dos serviços de água e coleta de esgoto

Neste dia 21 de dezembro é celebrado o Dia do Atleta, data instituída em 8 de agosto de 1961 pelo ex-presidente do Brasil Jânio Quadros. O intuito é honrar os atletas pelos seus esforços por meio do esporte.

O ITB homenageia neste dia os sete atletas que são embaixadores(as) e disponibilizam sua imagem em prol da causa do saneamento, são eles: André Brasil, o segundo maior medalhista paraolímpico da história do país; Daiane dos Santos, a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em mundiais nos exercícios de solo; Isabel Swan, velejadora profissional e medalhista olímpica em Pequim 2008; Flavio Canto, judoca especialista na luta de solo, considerado um dos melhores e mais respeitados atletas brasileiros; Lars Grael, consagrado velejador brasileiro que acumula diversas conquistas; Rico de Souza, considerado um dos pioneiros do surfe no país; e Vilfredo Schurmann, o velejador capitão da família velejadora mais famosa do mundo.

Investir na universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário aumenta a qualidade da água e a preservação dos corpos hídricos, o que resulta na melhor condição para jovens atletas que sonham em praticar esportes, como por exemplo, em atividades aquáticas, seja em rios, mares e lagos.

Além da preservação dos corpos hídricos, melhorar o setor de saneamento no país é buscar a redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica. De acordo com o estudo lançado pelo ITB SANEAMENTO E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA”, em 2019 as internações de crianças de 0 a 4 anos correspondem a 30%, ou seja, foram aproximadamente 81,9 mil hospitalizações. Ademais, segundo dados fornecidos pelo UNICEF, mais de 750 crianças menores de cinco anos no mundo morrem todos os dias de diarreia causada pela ausência dos serviços de saneamento, falta de higiene e pela água de má qualidade.

Sendo assim, por falta de oportunidade devido as condições precárias de saneamento, crianças e jovens encontram dificuldades para se desenvolver nos processos educacionais e, consequentemente, até mesmo nos esportes.

Para que mais jovens atletas possam evoluir com saúde e representar o país em competições internacionais, o Brasil precisa buscar cumprir com as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, no qual, todos os estados e cidades brasileiras deverão fornecer água potável para 99% da população e esgotamento sanitário para 90% dos habitantes.