Logo Trata Brasil
Search

Conheça a 3ª Edição da Revista do Instituto Trata Brasil

Periódico lançado trimestralmente traz um artigo sobre pobreza menstrual e ausência de saneamento básico

Neste mês de dezembro, o Instituto Trata Brasil divulga a 3ª Edição da “A Revista do Saneamento”, material elaborado para apresentar mais informações sobre saneamento básico. O periódico abre espaço para entrevistas com conselheiros, associados e embaixadores. Além disso, conta com artigos e atualizações dos trabalhos feitos pelo Trata Brasil e apresentação dos principais assuntos do setor.

A edição lançada neste último mês do ano conta com um artigo sobre pobreza menstrual feito por Victoria Dezembro, fundadora da ONG Projeto Luna. No artigo, é apresentado os conceitos da pobreza menstrual e a problemática do tema na vida de milhares de mulheres.

Victoria Dezembro define pobreza menstrual como a falta de acesso à educação sobre menstruação, saneamento básico, banheiros e a artigos menstruais. “A garantia de acesso a sanitários seguros e limpos durante a menstruação é essencial para prevenir infecções e outras questões de saúde gerados pelo uso contínuo de um mesmo produto menstrual. A carência de condições para se higienizar acaba fazendo com que meninas retenham a urina por períodos prolongados, podendo causar, dentre outras questões de saúde, infecções urinárias”.

No artigo, a fundadora do Projeto Luna alerta sobre a importância de políticas públicas que garantam e facilitem o acesso a artigos menstruais para que meninas e mulheres não tenham suas oportunidades de desenvolvimento limitadas. “Chegou a hora de exigirmos políticas sólidas que reconheçam a higiene menstrual pelo que ela é: uma questão de saúde pública, igualdade de gênero, paridade econômica e oportunidade educacional”. Victoria Dezembro finaliza o artigo afirmando que ninguém deveria ficar para trás apenas por menstruar.

Além do artigo sobre saúde e pobreza menstrual, nesta 3ª edição também entrevistamos o presidente executivo  Édison Carlos que deixa o cargo após 11 anos de Trata Brasil.  Ademais, a revista apresenta um material produzido sobre as expectativas para 2022 no setor com o Novo Marco legal do Saneamento. Confira o material completo: https://tratabrasil.org.br/pt/comunicacao/revistas

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil