Logo Trata Brasil

>Dia Internacional da Mulher: uma em cada quatro mulheres não têm acesso à água potável no Brasil

Estudo do Trata Brasil, lançado em 2022, aponta os impactos da falta de saneamento na vida de milhões de brasileiras 

Na vida da mulher, as desigualdades de gênero ocorrem em todos os estágios de sua vida, da infância à velhice. Por isso, neste dia, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Instituto Trata Brasil discorre sobre o impacto negativo da falta de saneamento na vida das mulheres brasileiras, a partir de informações da segunda edição do estudoSaneamento e a vida mulher brasileira, lançado em 2022 – realizado pela EX Ante Consultoria Econômica e Instituto Trata Brasil, em parceria com a BRK Ambiental e apoio da Rede Brasil do Pacto Global. Segundo dados do estudo, uma em cada quatro mulheres não são abastecidas com água tratada com regularidade, ademais 41,4 milhões residem em casas sem coleta de esgoto.

No Brasil, o número de mulheres que moram em casas sem coleta de esgoto saltou de 26,9 milhões para 41,4 milhões entre 2016 e 2019, ou seja, uma taxa de crescimento de 15,5% ao ano do número de brasileiras afetadas pelo problema. Nesse mesmo período, a população feminina prejudicada pela falta de água tratada passou de 15,2 milhões para 15,8 milhões e a ausência do serviço regular afetou 24,7 milhões. Já o índice de mulheres sem banheiro em casa cresceu 56,3% no acumulado do período, passando de 1,6 milhão para 2,5 milhões. 

É fundamental observar que a desigualdade de gênero no acesso aos serviços de água e de coleta de esgoto afeta também outros direitos humanos, como o direito das mulheres à saúde, segurança, moradia adequada, educação e alimentação. Essa desigualdade está na base do conceito de pobreza menstrual, que é definida como a falta de condições materiais e sanitárias para a realização da higiene pessoal durante o período menstrual. 

Sendo assim, a privação do saneamento básico reforça ainda mais a situação preocupante em relação à pobreza menstrual vivida por milhares de meninas e mulheres. Dados da pesquisa mostram que a existência de banheiro de uso exclusivo na residência reduziria em 45,4% a probabilidade de afastamento das atividades cotidianas por doença ginecológica, enquanto o atendimento de coleta de esgoto na moradia diminuiria em 18,1% a chance de uma mulher ter um afastamento por doença ginecológica Além disso, as mulheres mais pobres têm um esforço econômico 16 vezes maior para conseguir comprar produtos de higiene pessoal, comparado com a população feminina de maior renda

O estudo aponta ainda que o acesso pleno aos serviços de água e esgotamento sanitário tirariam mais de 18 milhões de mulheres da condição de pobreza, sendo que 3 em cada 4 mulheres a deixar a condição de pobreza seriam pardas ou negras, o que ressalta o caráter inclusivo da universalização

“Em diversos campos, as mulheres têm as esferas de suas vidas comprometidas pela falta do atendimento de água potável e do esgotamento sanitário. Atingir as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento significa possibilitar que mulheres vivam com dignidade, alcançando seus sonhos e objetivos. A fim de construir um país mais igualitário” – aponta Luana Pretto, primeira mulher a ser Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil.