Logo Trata Brasil
Search

Com indicadores positivos no Ranking do Saneamento de 2021, Palmas comemora 32 anos de fundação

Presente no Top 20 do Ranking, a capital do estado de Tocantins melhora seus números de saneamento em comparação com o ano anterior.

Nesta quinta-feira, 20 de maio, o município de Palmas está completando 32 anos. A capital e maior cidade do estado de Tocantins foi fundada em 1989, sendo a mais nova capital estadual do Brasil. A população do município corresponde a quase 300 mil habitantes.

Palmas está presente na 13° posição do Ranking do Saneamento de 2021, estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil que avalia os indicadores de saneamento básico das 100 maiores cidades do Brasil. Em comparação com o Ranking de 2020, a cidade subiu 15 posições neste ano.

A capital do Tocantins apresenta os melhores indicadores de saneamento da região Norte do país. De acordo com os dados do SNIS (Sistema Nacional sobre Saneamento), base 2019, em relação ao indicador de atendimento de água no município 98,42% da população tem acesso a água potável.

Sobre o indicador de perdas de água na distribuição, 31,92% da água produzida não chegam de forma oficial a ninguém, mas ainda é abaixo da média nacional, que está em 39%.

Dentre os quase 300 mil habitantes de Palmas, 85,67% recebem atendimento de esgoto. Segundo ainda os dados, o número do índice de esgoto tratado referido a água consumida é de 64,28%.

Presente no Top 20 de melhores cidades com saneamento básico, a capital de Tocantins não teve nenhum óbito por doenças de veiculação hídrica entre crianças de 0 a 4 anos, de acordo com o DATASUS (2019).

Conforme dados do IBGE (2019), publicado no Painel Saneamento Brasil, o saneamento básico traz um aumento significativo na renda do trabalhador; a renda das pessoas com saneamento é R$ 6 mil enquanto a renda das pessoas sem saneamento é R$ 1,3 mil.

Portanto, melhorar a qualidade de vida da população, aumentar a produtividade do indivíduo e a redução da mortalidade infantil são uma das inúmeras vantagens do investimento no saneamento básico. 

*Foto: divulgação/Secom Palmas

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil