Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Esgotamento sanitário continua sendo uma dificuldade na região Sul

A região terá grandes desafios para cumprir com as metas estabelecidas pela Lei nº 14.026/2020

A região Sul do país abriga aproximadamente 30 milhões de habitantes. Segundo dados atualizados do SNIS (ano base 2020), a população da região com acesso água potável é de 91,0%, enquanto os moradores com atendimento à coleta de esgoto correspondem a 47,4% (14,3 milhões). Em relação aos indicadores de perdas de água, o Sul desperdiça 36,7% de toda água potável produzida; no índice de tratamento de esgoto, apenas 46,7% das águas residuais são tratadas.

Comparando os dados do SNIS com o ano anterior, houve uma mínima melhora nos indicadores de acesso à água (90,5%), atendimento a coleta de esgoto (46,3%) e de tratamento dos esgotos gerados (47%). Entretanto a região apresentou uma pequena piora nos índices de perdas de água (37,5%).

Estados da Região Sul

Tabela 1 – Indicadores de Saneamento por estados região Sul (SNIS 2020)

Observando os três estados que compõe a região do Sul, o Paraná destoa com números positivos nos indicadores de saneamento básico. Apesar dos estados do Sul abastecerem a maior parte da população com água potável, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam números precários de atendimento à coleta de esgoto e de tratamento das águas residuais.

Um dos grandes problemas no Sul do país é a falta de esgotamento sanitário na região, quase metade dos habitantes não tem atendimento à coleta de esgoto. Entre as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, está definido que até 2033 todas as localidades brasileiras devem atender 90% da população com coleta dos esgotos.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil