Premiação busca incentivar que outras cidades brasileiras concentrem esforços para universalização do saneamento
Neste mês de novembro de 2022 acontece a premiação Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia’, criada pelo Instituto Trata Brasil, em parceira com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (CEISA) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio da Water.org, Rede Brasil do Pacto Global da ONU, UNICEF Brasil e patrocínio da Saint-Gobain Canalização.
Durante as últimas semanas, o ITB está anunciando as cidades que serão premiadas no evento. Após revelar os municípios premiados nas categorias de investimento e esgotamento sanitário, desta vez, o Trata Brasil revela os ‘Casos de Sucesso’ na categoria de perdas de água: Taboão da Serra (SP); São José do Rio Preto (SP); e Campo Grande (MS).
Taboão da Serra é uma das cidades escolhidas como destaque na categoria “Redução de perdas de água dos municípios do Ranking do Saneamento na Década”. Nos últimos anos, o município teve uma evolução significativa no índice. Em 2011, o índice de água perdida era de 55,9%, enquanto em 2020 esse número reduziu para 20,55%. A média nacional no índice de perdas de água é de 40,1%.
Outra cidade premiada pela eficiência na redução de perdas de água é São José do Rio Preto. O município paulista apresentou positiva queda de 13 p.p. no indicador de perdas na distribuição. Em 2011, o valor já estava abaixo da média nacional, em 33,67%. No ano de 2020, o indicador melhorou para 20,32%.
Mais um município que receberá a premiação por exemplo positivo em reduzir o índice de perdas é Campo Grande. A capital do Mato Grosso do Sul apresenta uma das menores perdas de água potável do país, no qual, desperdiçava apenas 19% do recurso hídrico nos sistemas de distribuição. Em 2011, a cidade perdia mais da metade da água, isto é 57%.
Para participar da premiação organizada pelo Instituto Trata Brasil realize sua inscrição no site: https://tratabrasil.org.br/premio. O evento acontecerá no dia 10 de novembro, às 13h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) localizada na Avenida 09 de Julho, na cidade de São Paulo (SP).