Logo Trata Brasil
Search

Londrina

Londrina foi um município destaque no evento do Instituto Trata Brasil, “Casos de Sucesso – Avanços em Saneamento Básico 2015”, pelo desempenho positivo na expansão de serviços de saneamento do município.

Londrina, a segunda maior cidade do Paraná, ocupa a 19ª posição no Ranking Saneamento 2021. A população com abastecimento a água é de 100%. Em relação a coleta de esgoto, 100% dos moradores têm acesso a esse serviço e a taxa de tratamento do volume de esgoto tratado é de 92%.

Ano Indicador de atendimento total de água (%)Indicador de atendimento total de esgoto (%)Indicador de Esgoto Tratado por água consumida (%)
201410097,5887,44
201599,9810088,53
201699,9999,9989,23
201799,9999,9890,07
201899,9999,9892,49
201999,9999,9890,81
202010010092


O INSTITUTO TRATA BRASIL ENTREVISTOU A COMPANHIA ESTADUAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO PARANÁ, SANEPAR, RESPONSÁVEL PELOS SERVIÇOS NO MUNICÍPIO. LEIA NA ÍNTEGRA:

1 – Que esforços você destacaria como fatores mais importantes na gestão do saneamento local e que fizeram com que se chegasse a esta posição tão boa?
Planejamento e foco nas ações, vislumbrando o futuro como eixo norteador, de modo que as soluções sejam pensadas de forma integrada com os demais agentes públicos que são promotores da saúde pública. E que essas soluções sejam consistentes em relação às necessidades que o desenvolvimento social e econômico tem exigido, atendendo à legislação e às metas previstas no contrato de programa com o município de Londrina. Em Londrina, sempre acreditamos em processos em que a gestão de qualidade teria resultado. Temos hoje implementadas em nossos processos as normas ISO 9001 e 14001 do Rio ao Rio. Isto foi um divisor em nossos resultados.

2 – Quais desafios e problemas vocês enfrentaram para a melhoria do saneamento básico da cidade? Como resolveram para chegar nos indicadores atuais?
Como a cidade de Londrina já tem elevados índices de atendimento, o desafio agora é manter a estrutura física ativa com o máximo de desempenho operacional, de modo a maximizar a operação do sistema tanto de água como de esgoto. Buscamos que o ativo da empresa esteja sempre viabilizado pela tarifa cobrada, assim, o modelo tarifário sempre se mostrará favorável à população. 

3 – Investimentos sem uma boa gestão não trazem resultados. E o oposto? É possível ter sucesso com pouco recurso financeiro?
A boa gestão sempre trará benefícios e os resultados sempre serão consequência disto. Se houver falha no planejamento, seja ele em qualquer área, isto trará más consequências. Sempre acreditamos que é possível inovar, mesmo adotando medidas simples e eficazes de controle e de gestão, de forma contínua e consistente. Aqui está um fator decisivo em nossa cidade: sem necessidade de se sofisticar muito, encarecendo o investimento, na maioria das vezes, as soluções simples foram as melhores.

4 – Que conselhos vocês dariam aos gestores e empresas operadoras de outras cidades para que consigam melhorar os indicadores de saneamento?
Na Sanepar de Londrina, nós estamos empenhados no trabalho com dedicação, com foco no objetivo, na gestão integrada dos processos, procurando ter sempre nossa equipe motivada e treinada, investindo na formação continuada, tanto da força operacional como das lideranças.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil