Logo Trata Brasil
Search

No caminho certo: Brasília apresenta bons indicadores e segue rumo à universalização do saneamento básico no país

Com índices positivos, a cidade se destaca pelo amplo acesso ao atendimento de água potável para os seus habitantes

Capital do país, Brasília abriga mais de 3 milhões de habitantes, onde 99% recebe água potável em sua residência e 91,77% têm atendimento à coleta de esgoto – enquanto 86,70% do esgoto gerado é tratado. Em relação ao índice de perdas de água, 35,10% do recurso hídrico é desperdiçado nos sistemas de distribuição, ou seja, esse volume não chega de forma oficial para os consumidores finais. 

Tabela 1 – Evolução dos indicadores de saneamento em Brasília entre 2015 e 2021

Fonte: Painel Saneamento Brasil/ SNIS

De acordo com as metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento, todas as localidades do país deverão atender 99% da população com água potável e 90% dos habitantes com os serviços de esgotamento sanitário até 2033. Como se vê, Brasília está com o índice de atendimento de água universalizado e no caminho para o levar o acesso pleno à coleta e tratamento de esgoto para os todos os que vivem na cidade. 

Entre 2015 e 2021, a maior evolução nos serviços básicos foi no atendimento de coleta de esgoto, como é possível observar na tabela acima – Brasília evoluiu 7,27 pontos percentuais nesse índice. Além disso, o serviço de tratamento de esgoto apresentou uma melhoria de 4,5 p.p no período analisado. 

Apesar de apresentar o índice de perdas de água menor que o nível nacional (40,3%), a capital federal ainda não está no considerado padrão de excelência do indicador, isto é, em níveis inferiores a 25%. Sendo assim, Brasília deve voltar os esforços para o combate do desperdício de água nos sistemas de distribuição.

.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil