Os projetos a serem desenvolvidos têm o potencial de adicionar cerca de R$ 62 bilhões em investimentos
De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, que avalia o estágio de implementação do Marco Legal do Saneamento Básico, nove projetos estão em fase avançada de estruturação, com expectativa de conclusão em 2026.
No conjunto de projetos estruturados com o apoio do BNDES para os próximos anos, destaca-se a perspectiva de viabilização da licitação de importantes projetos de saneamento, especialmente em estados com baixos índices de cobertura dos serviços prestados.
Quadro 1: Projetos em fase de estruturação na Área de Saneamento

Juntos, esses nove projetos têm o potencial de impactar 1.460 municípios, abrangendo uma população de mais de 35 milhões de pessoas. Com previsão de serem concluídos nos próximos dois anos, essas iniciativas prometem impulsionar o setor com R$ 62 bilhões em investimentos.
O Marco Legal do Saneamento estabeleceu a meta de universalizar os serviços até 2033: 99% da população com abastecimento de água e 90% com esgotamento sanitário. Para que a universalização se concretize, a estruturação e o planejamento da infraestrutura, aliados ao aumento do volume de investimentos (seja por meio de leilões, concessões ou parcerias), serão essenciais para mudar a realidade do saneamento no Brasil.




