Trata Brasil lança um guia para mobilizar os agentes da sociedade nas eleições
Com a proximidade das eleições municipais, o Instituto Trata Brasil lançou o projeto “O saneamento na agenda eleitoral de 2024”. O objetivo é informar e conscientizar candidatos e eleitores sobre a importância do acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto para suas vidas, como ponto de discussão relevante das eleições municipais de 2024.
O Instituto disponibiliza em seu site um guia gratuito, além de diversas ferramentas e referências que detalham os impactos do acesso do saneamento básico para a vida cotidiana das pessoas e no desenvolvimento econômico, social e sustentável das nossas cidades.
Para estimular a inserção do saneamento nos programas de campanha dos futuros candidatos e candidatas, o site disponibiliza um modelo de plano de governo que contempla o eixo “Saneamento Básico/Meio Ambiente/Desenvolvimento Socioeconômico”. Esse modelo detalha medidas para que os candidatos melhorem a oferta de água, coleta e tratamento de esgoto de suas cidades.
Além disso, o Trata Brasil proporciona aos eleitores e veículos de imprensa dados e informações sobre o saneamento básico de mais de 893 municípios brasileiros – aqueles com mais de 50 mil habitantes – no Painel do Saneamento. São informações que ilustram de que maneira o tema pode melhorar a realidade diária da população.
Ainda enfrentamos um cenário precário de saneamento, onde cerca de 32 milhões de pessoas no Brasil não têm acesso à água em suas residências e mais de 90 milhões não possuem coleta de esgoto, conforme aponta os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2022. Para que o acesso pleno ao saneamento básico se torne uma realidade, é crucial o engajamento de todos os agentes da sociedade.
“O acesso ao saneamento básico no Brasil é urgente e os Poderes Executivo e Legislativo dos municípios, cujos representantes serão eleitos em outubro, são responsáveis por melhorar a cobertura de acesso à água tratada e de coleta e tratamento dos esgotos no Brasil. Apenas com gestores públicos comprometidos com a causa e uma sociedade conscientizada que iremos de fato mudar essa situação e a realidade de milhões de famílias brasileiras” – ressalta Luana Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil.