Logo Trata Brasil

>Brasil apresenta evolução mínima nos indicadores de saneamento nos últimos 5 anos

Os serviços básicos fundamentais para melhora na saúde, na educação, na economia, entre outros benefícios, continuam sendo uma dificuldade para o país

Atender a população brasileira com acesso digno à água potável e com coleta de esgoto é um dos grandes problemas a serem solucionados ainda no Século XXI. No Brasil, aproximadamente 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água e quase 100 milhões de brasileiros não têm atendimento à coleta dos esgotos.

Segundo o Ranking de Saneamento Básico publicado em 2021, com base em dados de 2019, apenas 26 municípios nas 100 maiores cidades brasileiras analisadas possuíam 100% da população atendida com água potável e 35 municípios, entre essas cidades, tinham menos de 60% da população atendida com rede de esgoto.

Visto que os serviços básicos são essenciais para o desenvolvimento em âmbitos sociais, econômicos e ambientais de uma nação, esses números se tornam ainda mais preocupantes quando analisado a sucinta evolução desses indicadores ao longo dos últimos anos.

Tabela – Evolução dos indicadores de atendimento de água e coleta de esgoto

Entre 2016 e 2020, a porcentagem da população com acesso à água evoluiu apenas 0,7 p.p; enquanto o indicador de atendimento à coleta de esgoto apresentou uma evolução de 3,1 p.p. Ademais, segundo dados do SNIS 2020, os investimentos em água e esgotamento sanitário foram de R$ 13,7 bilhões, um valor menor que em 2019. O total de investimentos reduziu para 12,4% em relação aos R$ 15,7 bilhões de 2019.

O Brasil necessita priorizar os serviços básicos a fim de buscar a universalização do atendimento à água e coleta de esgoto em todas as localidades brasileiras. Com a aprovação do Novo Marco Legal de Saneamento, o setor vive um momento diferente em relação aos últimos anos.

Por meio das metas estabelecidas, nas quais todas as localidades devem disponibilizar água potável para 99% dos habitantes e serviços de tratamento e coleta de esgoto para 90% da população, as autoridades do país e todos os brasileiros precisam unir esforços para cumprir os objetivos até 2033.