Logo Trata Brasil
Search

São José dos Pinhais subiu 46 posições no Ranking do Saneamento durante os últimos anos

São José dos Pinhais subiu 46 posições no Ranking do Saneamento durante os últimos anos

Na recente edição do Ranking lançada em 2022, a cidade paranaense figura na 3ª posição

Todo ano, o Instituto Trata Brasil divulga uma nova edição do Ranking do Saneamento. A partir de dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), o estudo analisa os indicadores dos serviços básicos e realiza um ranqueamento das 100 maiores cidades do Brasil, sendo assim, o objetivo é mostrar quais são os desafios que país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

Em março deste ano, o ITB lançou a 14ª edição do Ranking. Entre as primeiras posições presentes no relatório, o município de São José dos Pinhais (PR) figura na terceira colocação. Analisando ao longo dos últimos anos, a cidade localizada no Paraná está evoluindo consideravelmente. Desde 2016 até o recente ano de 2022, o município saltou da 49ª posição para a 3ª colocação.

Tabela 1 – Evolução de São José dos Pinhais no Ranking do Saneamento entre 2016 e 2022

Segundo dados do SNIS (ano base de 2020), a cidade com aproximadamente 330 mil habitantes abastece 100% da população com água potável e 81,96% dos moradores têm atendimento à coleta de esgoto. Além disso, a cidade trata 71% dos esgotos gerados; e 25,4% da água potável produzida não chega de forma oficial para as residências do município.

Comparando com os indicadores presentes no Ranking de Saneamento de 2016, no qual a cidade estava na 49ª posição, a população com acesso à água era de 97,76%, enquanto apenas 56,44% dos habitantes tinham coleta de esgoto; e somente 56,72% do esgoto gerado era tratado. Em relação ao indicador de perdas na distribuição, o município desperdiçava 36,59% da água potável produzida.

Durante os anos, o município foi evoluindo gradativamente nos indicadores de saneamento, uma das principais melhoras observadas na localidade foi no esgotamento sanitário, isto é, a cidade evoluiu 25,52 pontos percentuais no atendimento de coleta de esgoto e 14,28 p.p no tratamento dos esgotos.

O município de São José dos Pinhais está no caminho para alcançar as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento. Em relação ao índice de atendimento de água potável, a cidade já está nos padrões de excelências previstos. Entretanto, até 2033 (prazo para o cumprimento das metas), a localidade deve continuar seus esforços para a universalização do saneamento a fim de alcançar a meta de 90% dos habitantes com acesso aos serviços de coleta e tratamento dos esgotos.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil