Logo Trata Brasil
Search

Dia do Agricultor: A importância da universalização do saneamento para a atividade agrícola

Saneamento rural é um dos grandes desafios do país

Nesta quinta-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor. Criada em 1960, a data busca homenagear esses profissionais que são essenciais para a economia do país. Segundo dados do IBGE 2017, mais de 10 milhões de brasileiros trabalham com agricultura familiar.

Pré-condição para o pleno exercício da atividade agrícola, o acesso aos serviços  de água potável e o atendimento regular de esgotamento sanitário são essenciais para até mesmo a qualidade dos produtos que chegam aos supermercados e em nossas mesas. As condições precárias de saneamento no país trazem vários problemas, desde a ordem ambiente à saúde humana; hoje são aproximadamente 35 milhões de pessoas sem água tratada e quase 100 milhões sem coleta de esgoto. Não obstante, somente  50,8% dos esgotos tratados, isto é, são mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento despejadas na natureza diariamente.

Em busca da universalização do saneamento básico para todas as localidades, o país definiu a partir do Marco Legal do Saneamento Básico metas a serem cumpridas. Ou seja, 99% dos brasileiros precisarão ser abastecidos com água potável e 90% da população deverá ter atendimento a coleta e tratamento dos esgotos.

Entretanto, é fundamental pontuar que as áreas rurais, onde predominam as atividades de agricultura, precisam de soluções alternativas de saneamento básico. O Marco Legal prevê que essas localidades devam receber os serviços básicos, sendo uma responsabilidade do município. Não necessariamente a solução da área rural será a mesma que da área urbana.

Alguns dos projetos do Trata Brasil visam atingir essas áreas que necessitam de tecnologias e soluções individualizadas, como por exemplo, o projeto Mogi+Água que ofereceu uma solução para a comunidade que vive na zona rural de Mogi das Cruzes. Ademais, o Trata Brasil teve outros dois projetos nessas vertentes: “Banheiros no Semiárido” (iniciativa que faz parte do projeto “Vim para UNICEF” desenvolvido pela Unilever e UNICEF) e “Cabeceiras do Pantanal” (um projeto da WWF Brasil e que conta com o apoio do Instituto Trata Brasil e Embrapa) – Confira os projetos em: Saneamento Rural.

Além disso, o ITB reforçando a importância do saneamento para essas áreas discorreu sobre a pauta no podcast “Falando de Saneamento”. Figuras do setor, como por exemplo, a Procurada-Chefe da Funasa, Ana Salett, já explicou os próximos passos da entidade em relação à agenda do saneamento rural no Brasil – ouça: Podcast Trata Brasil.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil