Logo Trata Brasil
Search

Seis cidades do Paraná figuram no TOP 20 das melhores do Ranking de Saneamento

Localizado na região sul do Brasil, o Paraná é dividido em 399 municípios, sendo o 5° Estado mais rico e populoso do país, de acordo com dados do IBGE (2019).

No Ranking do Saneamento de 2021, estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil com dados baseados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), seis municípios do Estado do Paraná, incluindo a capital Curitiba, apresentam diversos indicadores positivos sobre saneamento básico.

Entre as 100 maiores cidades do país presentes no Ranking, a cidade de Maringá é a segunda com os melhores números de saneamento básico. A região com 424 mil habitantes apresenta 100% do volume de esgoto gerado tratado, o indicador mais desafiador do país, no qual apenas 23 cidades tratam mais de 80% do esgoto gerado, conforme estudo realizado pelo Trata Brasil em parceira com a GO Associados.

Cascavel é uma das cidades do Paraná que também possui 100% do volume de esgoto gerado tratado. Em 7ª posição do Ranking, o município apresenta 99,99% de seus habitantes com atendimento total de coleta de esgoto.

Na 14ª e 15ª posição no Ranking do Saneamento estão presentes Ponta Grossa, que conta com 99,99% da população com atendimento total à água, assim como a cidade de São José dos Pinhais.

A capital Curitiba contém a maior população do Estado, com aproximadamente 2 milhões de habitantes. Presente na 16ª posição, toda a população tem acesso a água, do mesmo modo que todo o município possui atendimento total da coleta de esgoto. Logo em seguida no Ranking, o município de Londrina aparece com números dos indicadores de saneamento semelhantes aos de Curitiba.

No Ranking realizado pela consultoria MacroPlan, que avalia as 100 melhores cidades para se viver no Brasil, de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal, as seis cidades do Paraná que estão presentes no Top 20 das melhores no Ranking do Saneamento de 2021 realizado pelo Trata Brasil figuram neste levantamento. A cidade de Maringá está na primeira posição entre as melhores cidades para se viver, o estudo avalia com base na evolução de 15 indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico.

O Estado do Paraná, que investiu no total aproximadamente R$ 1 bilhão em saneamento básico, de acordo com dados do Painel Saneamento Brasil (2019), é um ótimo exemplo das consequências positivas do investimento em saneamento, suscitando diversos benefícios na qualidade de vida para a população.

*Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR*

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil