Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

SNIS divulga os indicadores de saneamento com ano base de 2020

Novos dados apresentam um avanço pouco significativo em relação ao ano anterior

Na sexta-feira, dia 17 de dezembro, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apresentou os dados com ano base de 2020. Em comparação com o ano anterior, o país demonstrou um avanço pequeno nos indicadores de água e esgotamento sanitário.

Segundo os novos dados, a população brasileira que possui abastecimento de água potável corresponde a 84%; e aproximadamente 55% dos habitantes têm acesso à coleta de esgoto. Em relação ao tratamento de esgoto, apenas 50,8% dos esgotos gerados são devidamente tratados. Ademais, o Brasil perde 40,1% de água nos sistemas de distribuição.

1- Tabela com indicadores de saneamento por região SNIS (2020)

Analisando os indicadores regionais, o Norte do país apresenta números preocupantes, abastecendo apenas 58,9% da população com água tratada e perde 51,2% de toda água potável que é produzida. A região também fornece rede de esgoto para 13,1% (2,3 milhões) dos habitantes da região e apenas 21,4% das águas residuais são tratadas.

Assim como o Norte, as outras regiões brasileiras precisam se esforçar para alcançar as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. De acordo com a Lei nº 14.026/2020, todas as localidades do país até 2033 devem atender 99% da população brasileira com abastecimento de água tratada e 90% dos habitantes com coleta dos esgotos.

Para mais indicadores atualizados de saneamento, acesse: https://tratabrasil.org.br/pt/

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil