Logo Trata Brasil

>SNIS divulga os indicadores de saneamento com ano base de 2020

Novos dados apresentam um avanço pouco significativo em relação ao ano anterior

Na sexta-feira, dia 17 de dezembro, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apresentou os dados com ano base de 2020. Em comparação com o ano anterior, o país demonstrou um avanço pequeno nos indicadores de água e esgotamento sanitário.

Segundo os novos dados, a população brasileira que possui abastecimento de água potável corresponde a 84%; e aproximadamente 55% dos habitantes têm acesso à coleta de esgoto. Em relação ao tratamento de esgoto, apenas 50,8% dos esgotos gerados são devidamente tratados. Ademais, o Brasil perde 40,1% de água nos sistemas de distribuição.

1- Tabela com indicadores de saneamento por região SNIS (2020)

Analisando os indicadores regionais, o Norte do país apresenta números preocupantes, abastecendo apenas 58,9% da população com água tratada e perde 51,2% de toda água potável que é produzida. A região também fornece rede de esgoto para 13,1% (2,3 milhões) dos habitantes da região e apenas 21,4% das águas residuais são tratadas.

Assim como o Norte, as outras regiões brasileiras precisam se esforçar para alcançar as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. De acordo com a Lei nº 14.026/2020, todas as localidades do país até 2033 devem atender 99% da população brasileira com abastecimento de água tratada e 90% dos habitantes com coleta dos esgotos.

Para mais indicadores atualizados de saneamento, acesse: https://www.tratabrasil.org.br/pt/