Logo Trata Brasil

>Vila Athenis/Vila Amizade – Porto Alegre (RS)

O eixo ‘Água e Cidadania pela Vida’ em Vila Athenis e Vila Amizade, em Porto Alegre (RS), é uma parceria com o DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre – e com apoio da empresa ITRON, especializada em tecnologia e serviços para o uso consciente da água.

As ações fazem parte do “Programa Consumo Responsável”, liderado pelo DMAE, e que prevê a instalação de redes públicas provisórias de abastecimento de água em áreas irregulares que ainda não possuem esse serviço, mas que estejam em processo de regularização.

Entre as atividades do Projeto estão reuniões e oficinas com os moradores das comunidades visando prepará-los para o uso responsável da água. Os encontros acontecem desde agosto de 2014 com término em 2015.

Os trabalhos visam o consumo consciente a partir do momento da instalação da rede oficial de água à casa dos cidadãos, além de avaliar a melhora na qualidade de vida dos beneficiados.

Principais resultados

Sendo o trabalho mais recente do Instituto Trata Brasil, os resultados ainda surgem a cada mês, entretanto já podemos identificar os seguintes fatores:

  • Diminuição do indicador de perdas na distribuição na cidade de Porto Alegre;
  • Maior controle sobre dos novos usuários e a quantidade de água usada por residência;
  • Diminuição de internações por doenças de veiculação hídrica contraídas pelo contato com a água poluída.