Ano de importantes movimentações no setor, 2024 trouxe resultados históricos para o Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil celebrou importantes realizações ao longo de 2024. Entre os grandes destaques, foram divulgados sete estudos nacionais e quatro regionais, amplamente repercutidos na mídia. Essa atuação rendeu ao ITB um marco histórico: mais de 10 mil matérias publicadas na imprensa, gerando um total de R$ 400 milhões em mídia espontânea – recordes absolutos para o Instituto.
Com as eleições municipais em todo o país, o Trata Brasil atuou nas discussões setoriais, ressaltando a relevância do saneamento básico para a qualidade de vida da população. Uma das principais iniciativas, foi o lançamento da campanha #ÉBásico, criada para mobilizar candidatos e eleitores a priorizarem o tema nas urnas.
Outro marco de 2024 foi a presença ativa do ITB em diferentes regiões do país, fomentando debates em prol do saneamento básico. Ao longo do ano, foram 13 estados brasileiros impactados com palestras, audiências públicas e participações em eventos estratégicos.
Para 2025, Luana Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil, aponta os principais focos do setor na busca pela universalização do saneamento.
“As perspectivas para 2025 incluem o acompanhamento do primeiro ano de gestão dos novos prefeitos, com foco na implementação de soluções para o saneamento básico. Outro ponto de destaque será a COP, em Belém, onde o saneamento deve ocupar uma posição central nas discussões. Ademais, os impactos das mudanças climáticas sobre as operações da infraestrutura básica precisam ser continuamente acompanhados. Por fim, é imprescindível estar atento à ampliação do acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto em todas as regiões do país, garantindo que as metas do Marco Legal do Saneamento sejam alcançadas” – avalia a executiva.