Logo Trata Brasil

>O que esperar do Trata Brasil para 2024?

Instituição segue como uma das principais fontes de informação sobre o saneamento no Brasil

Desde 2007, o Instituto Trata Brasil (ITB) luta pelo avanço do saneamento básico e pela proteção dos recursos hídricos do país. O escopo dos estudos, pesquisas e projetos sociais do ITB são voltados para conscientizar a sociedade sobre a importância do acesso pleno aos serviços de água e esgotamento sanitário, com o intuito de jogar luz ao problema vivido por milhões de brasileiros e movimentar o setor e os decisores públicos para buscar soluções para universalizar o saneamento. Em 2023, a partir dos estudos que foram divulgados ao longo do ano, o ITB foi mencionado em mais de 8.000 matérias publicadas por veículos de comunicação do país inteiro.

Por meio de nossos projetos sociais, impactamos diversas crianças com a ação “Brincar para Sanear”, que busca levar a educação ambiental para escolas e comunidades vulneráveis do país. No ano de 2023, as ações chegaram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Além disso, neste ano, o Trata Brasil marcou presença em diferentes regiões do Brasil para fomentar debates que envolvem ações para melhoria do saneamento básico. Foram 15 estados em que estivemos presentes em diferentes eventos, palestras e audiências públicas. 

Luana Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil, ressalta o esforço do Trata Brasil ao longo do ano e o empenho nas ações voltadas para movimentar o setor: “2023 foi um ano intenso para o setor de saneamento básico. Nós acompanhamos a entrada de novos governos em âmbito federal e estadual; vimos a consolidação de novos Decretos que regulamentam o novo Marco Legal do Saneamento; conferimos o lançamento de mais uma rodada do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC; acompanhamos diversos estados e municípios encaminharem soluções em saneamento e observamos diversos movimentos e eventos setoriais que levantaram temas importantes para uma questão central no país: a universalização do saneamento”.

Como expectativa para o ano de 2024, Luana afirma que o Instituto Trata Brasil seguirá trabalhando veementemente na busca da universalização do saneamento no Brasil. “Traremos novos temas de grande relevância como os impactos da falta de saneamento na vida das crianças, o impacto das mudanças climáticas no setor de saneamento básico e o papel de cada candidato nas eleições municipais de 2024, justamente por ser este o ente federativo responsável por endereçar as soluções de saneamento. Nossa missão é trabalhar incansavelmente até o momento em que todos os brasileiros tenham acesso a água e coleta e tratamento de esgoto. A equipe do Trata Brasil faz parte deste processo e abraçou esta missão” – finaliza a executiva.