Logo Trata Brasil

>Conheça os indicadores de saneamento das cidades dos atletas de bobsled: modalidade dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

Brasil teve o melhor desempenho no bobsled na história das Olimpíadas de Inverno

Neste último domingo, dia 20 de fevereiro, os Jogos Olímpicos em Pequim 2022 se encerraram. Com 11 atletas disputando cinco modalidades diferentes, o Brasil encerra a sua participação com feitos importantes nos esportes de inverno. No bobsled masculino, o quarteto formado por: Erick Vianna, Edson Bindilatti, Edson Martins e Rafael Souza conquistaram um resultado inédito na modalidade, alcançando a 20ª posição e disputando pela primeira vez na história a final.

Com base nos dados do SNIS 2020, o ITB analisará os indicadores de saneamento das cidades onde nasceram os quatro atletas que fizeram história no bobsled masculino na Olimpíadas de Inverno 2022.

Erick Vianna de 27 anos nasceu em Araraquara, cidade localizada do interior de São Paulo. No município, a população com acesso à água corresponde a 96,51%, e 97,03% dos habitantes têm atendimento à coleta de esgoto. Em relação a outros indicadores de saneamento, no município paulista 34,39% da água potável produzida é desperdiçada nos sistemas de distribuição e 100% do esgoto gerado é tratado.

Participante de cinco edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, Edson Bindilatti de 42 anos nasceu no município de Camamu na Bahia. A cidade com pouco mais de 35 mil habitantes fornece água para 55,56% da população e atendimento de esgoto para apenas 6,38% dos moradores. Além disso, 37,17% da água produzida não chega de forma oficial para a população e somente 10,72% do esgoto é tratado.

Nascido na cidade de São Paulo, Edson Martins de 32 anos é mais um dos participantes da equipe de bobsled que fez história nesses Jogos Olímpicos de Inverno. Na capital do estado, 99,30% dos habitantes têm abastecimento de água potável e  96,30% da população tem atendimento à coleta de esgoto. Ademais, a cidade perde 31,03% da água potável e trata 74,13% dos esgotos gerados.

Integrante mais jovem do quarteto de bobsled com apenas 25 anos, Rafael Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro. No município fluminense, a população com acesso à água é de 100% e 87,95% dos moradores têm coleta de esgoto. Analisando outros indicadores, mais da metade da água potável não chega de forma oficial nas residências na cidade, correspondendo a 54,34% e o tratamento do esgoto produzido é de 84,24%.

Considerando que até 2033 o Brasil precisará cumprir com as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal de Saneamento, das quais todas as cidades devem disponibilizar água potável para 99% dos habitantes e serviços de tratamento e coleta de esgoto para 90% da população. As cidades em que nasceram os integrantes da equipe de bobsled masculino têm a necessidade em se esforçar para atender com os objetivos definidos pela Lei nº 14.026/2020.

*Créditos da Imagem de Capa: (Alexandre Castello Branco/COB)*