Logo Trata Brasil

>Com evolução nos indicadores de saneamento nos últimos anos, Teresina completa 170 anos de fundação

Capital piauiense evoluiu na maioria dos indicadores de saneamento

Nesta terça-feira, 16 de agosto, a cidade de Teresina, capital do Piauí está completando 170 anos de fundação. Com aproximadamente 870 mil habitantes, o município atende 96,23%  da população com abastecimento de água potável e fornece coleta de esgoto para 35,74% dos moradores – enquanto 22,6% dos esgotos gerados são tratados. Em relação ao índice de perdas de água potável, a capital piauiense desperdiça 43,9% da água nos sistemas de distribuição.

Apesar das dificuldades que o município apresenta nos indicadores de saneamento, durante os últimos anos é possível observar uma considerável evolução nos serviços básicos.

Analisando os indicadores entre 2015 e 2020, o município de Teresina demonstrou evolução em quase todos os indicadores, com exceção ao Índice de Atendimento Total de Água, no qual, apresentou uma leve piora de 1.5 pontos percentual. Em contrapartida, no indicador de coleta de esgoto, a capital do Piauí mostrou uma grande evolução de 15,7 p.p. Apesar de menos da metade da população receber esse serviço, o município está apresentando esforços para superar este desafio.

Para alcançar as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento até 2033, Teresina precisa continuar no caminho da melhoria dos serviços básicos, ampliando ainda mais os esforços que já estão sendo feitos.