Logo Trata Brasil

>Aniversário de Curitiba: Confira os dados de saneamento da capital paranaense

Os mais de 1,9 milhão de curitibanos comemoram os 329 anos da cidade no dia 29 de março. A capital paranaense está na 12ª posição do Ranking do Saneamento 2022, que tem foco nos 100 maiores municípios brasileiros. O relatório elaborado pelo ITB, em parceria com a GO Associados, faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Atualmente, 100% da população de Curitiba tem abastecimento de água potável, 99,8% da população recebe atendimento de coleta de esgoto e 95% do volume dos esgotos curitibanos são tratados. O município já bateu as metas estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento, que prevê alcançar auniversalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

Já em relação as perdas de água, com 25,3%, Curitiba está abaixo da média nacional nesse quesito. O indicador de perdas na distribuição mostra do volume de água potável produzido, quanto não é efetivamente consumido pela população. Para termos uma noção, a perda média do país é de 40,1%.

Curitiba tem muito o que ensinar para outras capitais brasileiras, sobretudo em um momento em que o país precisa urgentemente avançar com a expansão dos serviços de água e esgotamento sanitário. De acordo com o Novo Marco Legal de Saneamento, até 2033, 99% da população precisa ter acesso à água e 90% da população precisa ser atendida com coleta e tratamento dos esgotos.

No Ranking do Instituto Trata Brasil, publicado em 22 de março, é possível ver mais indicadores de Curitiba, e de outras cidades brasileiras.

Basta acessar  https://tratabrasil.org.br/pt/estudos/ranking-do-saneamento/itb/ranking-do-saneamento-2022

*Imagem de capa: Jardim Botânico – Foto: Pedro Ribas/SMCS