Logo Trata Brasil

>Dia do Atleta Profissional: a importância do saneamento para quem almeja viver do esporte

O Instituto Trata Brasil conta com sete atletas que disponibilizam sua imagem em prol da causa do saneamento

Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, é celebrado o Dia do Atleta Profissional. A data busca homenagear todas as pessoas que vivem através do esporte. 

Fundamental para o desenvolvimento da sociedade, os benefícios do acesso ao saneamento vão muito além da melhoria na saúde. Os serviços básicos influenciam a economia do país, a produtividade do trabalho, e até mesmo o desempenho escolar de crianças e jovens. A educação, como se sabe, quando aliada à prática esportiva, se transforma em uma importante ferramenta de desenvolvimento humano, que fomenta a socialização entre os estudantes e ainda apresenta uma oportunidade de carreira profissional para alunos(as).

É durante o período escolar que adolescentes e jovens podem ter o primeiro contato com o esporte e, sendo assim, buscarem construir uma trajetória profissional como atleta. Entendendo a importância do esporte educacional dentro das escolas, o saneamento está diretamente ligado ao tempo que o estudante passa no ambiente escolar.

Segundo dados presentes no Painel Saneamento Brasil, a escolaridade média das pessoas que moram em residências com acesso integral ao saneamento básico é de 9.18 contra 5,31 sem acesso ao saneamento, ou seja, a falta dos serviços básicos impacta no desenvolvimento escolar, afetando o tempo que o estudante frequenta na vida escolar – o indicador considera a evasão escolar do aluno (a) a causa dos problemas relacionados a precariedade do saneamento.

A universalização dos serviços de água potável e esgotamento sanitário, portanto, diminui doenças associadas à falta de saneamento e, consequentemente, oferece condições básicas para os jovens se desenvolverem de forma segura e saudável, a fim de se tornarem grandes profissionais e até mesmo representarem o país por meio do esporte. O acesso pleno ao saneamento, sobretudo aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, resulta na preservação dos recursos hídricos, como, por exemplo, os rios, lagos e mares – essenciais para o desenvolvimento dos esportes aquáticos. Em um dia tão importante para milhares de brasileiros que fazem do esporte a sua profissão, o Instituto Trata Brasil parabeniza os atletas que compõem nosso quadro de embaixadores e estão juntos conosco na luta pela universalização do saneamento básico. Conheça os atletas do ITB: André Brasil, campeão paralímpico de natação; Daiane dos Santos, ex-ginasta brasileira que trouxe a primeira medalha de ouro em Campeonatos Mundiais para o país; Isabel Swan, velejadora profissional e medalhista olímpica em Pequim 2008; Flávio Canto, ex-judoca especialista na luta de solo e medalhista olímpico; Lars Grael, campeão mundial, medalhista olímpico e nome histórico da vela no país; Rico de Souza, pioneiro do surf no Brasil; e Vilfredo Schurmann, ícone da família velejadora mais famosa do mundo.

.