Untreated Wastewater Clock

Olympic sewage pools
dumped into nature this year

There are 5,253 Olympic sewage pools per day untreated dumped into nature

There are 5,253 Olympic sewage pools per day untreated dumped into nature

Statistic

Access the “Brazil Sanitation Panel” (PORTUGUESE ONLY) and discover how access to water transforms people’s lives in more than 893 locations throughout Brazil. Check your city’s socioeconomic and sanitation indicators.

BASIC SANITATION BLOG (PORTUGUESE ONLY)

Balanço de 2024 e perspectivas do Instituto Trata Brasil para o saneamento em 2025

Ano de importantes movimentações no setor, 2024 trouxe resultados históricos para o Trata Brasil

‘Falando de Saneamento’ é premiado como melhor podcast de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Podcast do Instituto Trata Brasil traz um bate-papo com especialistas sobre o saneamento do país

Verão chegando? Saiba como cuidar da sua saúde e economizar água 

A escassez hídrica e a proliferação de algumas doenças são mais comuns durante essa estação…

Quase 15 milhões de habitantes no Norte vivem sem coleta de esgoto

Região enfrenta desafios na infraestrutura de saneamento, com milhões de habitantes sem acesso ao básico

Trata Brasil Studies (PORTUGUESE ONLY)

Annually, Instituto Trata Brasil publishes a range of studies on access to basic sanitation and its relationship with society. There are several studies with the aim of promoting debates and bringing knowledge to society about the impacts caused by the absence of water and sewage services in the country. In this section you can access all publications, such as the Sanitation Ranking, Study on Water Loss, Economic and Social Benefits of the Sanitation Expansion in Brazil, among others.

Follow us

#VocêSabia? O primeiro poço para abastecimento do Rio de Janeiro foi escavado em 1561! Desde o período colonial, o saneamento já era uma preocupação, mas com soluções individuais. Hoje, o desafio é garantir acesso para todos.
Deixe nos comentários se você já sabia dessa curiosidade!

#VocêSabia? O primeiro poço para abastecimento do Rio de Janeiro foi escavado em 1561! Desde o período colonial, o saneamento já era uma preocupação, mas com soluções individuais. Hoje, o desafio é garantir acesso para todos.
Deixe nos comentários se você já sabia dessa curiosidade!
...

105 2
O Instituto Trata Brasil agradece a parceria de todos em mais um ano agitado para o setor de saneamento. Neste vídeo de fim de ano, celebramos nossas conquistas, reafirmamos nosso compromisso e agradecemos a todos que contribuíram para mais um ano de sucesso.Que venha um novo ano repleto de realizações para o saneamento básico!

O Instituto Trata Brasil agradece a parceria de todos em mais um ano agitado para o setor de saneamento. Neste vídeo de fim de ano, celebramos nossas conquistas, reafirmamos nosso compromisso e agradecemos a todos que contribuíram para mais um ano de sucesso.

Que venha um novo ano repleto de realizações para o saneamento básico!
...

49 0
Está animado para descer pra BC nesse fim de ano? A Praia Central de Balneário Camboriú, uma das mais famosas do litoral catarinense, tem apenas dois pontos próprios para banho entre 10 analisados, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).Além da Praia Central, o estudo de balneabilidade avaliou outras praias da região, como Estaleiro e Taquaras, revelando os impactos da falta de saneamento básico na qualidade da água. Precisamos cobrar soluções para garantir praias mais limpas e saudáveis.Essa realidade precisa mudar, e o primeiro passo é exigir que o tema seja tratado com prioridade! #bc #saneamento #praias

Está animado para descer pra BC nesse fim de ano? A Praia Central de Balneário Camboriú, uma das mais famosas do litoral catarinense, tem apenas dois pontos próprios para banho entre 10 analisados, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Além da Praia Central, o estudo de balneabilidade avaliou outras praias da região, como Estaleiro e Taquaras, revelando os impactos da falta de saneamento básico na qualidade da água. Precisamos cobrar soluções para garantir praias mais limpas e saudáveis.

Essa realidade precisa mudar, e o primeiro passo é exigir que o tema seja tratado com prioridade! #bc #saneamento #praias
...

145 7
Está no ar o novo episódio do podcast "Falando de Saneamento", onde conversamos sobre a relação entre balneabilidade das praias e o saneamento básico.Nossa convidada especial, Claudia Lamparelli, Gerente do setor de Águas Litorâneas da Divisão de Qualidade das Águas da CETESB, traz uma análise detalhada sobre a rede de monitoramento das praias paulistas e a importância do controle de qualidade da água do mar.Assista agora no canal do Youtube do ITB ou em todas as plataformas de áudio (link na bio). #balneabilidade #praia

Está no ar o novo episódio do podcast "Falando de Saneamento", onde conversamos sobre a relação entre balneabilidade das praias e o saneamento básico.

Nossa convidada especial, Claudia Lamparelli, Gerente do setor de Águas Litorâneas da Divisão de Qualidade das Águas da CETESB, traz uma análise detalhada sobre a rede de monitoramento das praias paulistas e a importância do controle de qualidade da água do mar.

Assista agora no canal do Youtube do ITB ou em todas as plataformas de áudio (link na bio). #balneabilidade #praia
...

173 5
O verão está chegando, e as praias se tornam os destinos mais visitados nessa época do ano! E como está o tratamento de esgoto nas 5 cidades litorâneas mais populosas de São Paulo?Descubra os números e entenda a realidade do saneamento nessas regiões. Para mais indicadores, acesse Painel Saneamento Brasil (link na bio). #verao #litoral #esgoto

O verão está chegando, e as praias se tornam os destinos mais visitados nessa época do ano! E como está o tratamento de esgoto nas 5 cidades litorâneas mais populosas de São Paulo?

Descubra os números e entenda a realidade do saneamento nessas regiões. Para mais indicadores, acesse Painel Saneamento Brasil (link na bio). #verao #litoral #esgoto
...

144 2
O novo estudo do Trata Brasil, que fala sobre os riscos climáticos no setor de saneamento no Brasil, revela uma situação que exige atenção e adaptação diante das mudanças climáticas. Destaque para as regiões que já enfrentam vulnerabilidades sociais, ambientais e de infraestrutura de saneamento.
Essas mudanças ameaçam diretamente o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a segurança hídrica da população.De acordo com os cenários do IPCC, cada região do país enfrenta riscos específicos (como mostra o mapa). Esses desafios exigem planejamento e adaptação para proteger vidas e infraestrutura.Saiba mais sobre o tema no estudo (link na bio). #clima #saneamento

O novo estudo do Trata Brasil, que fala sobre os riscos climáticos no setor de saneamento no Brasil, revela uma situação que exige atenção e adaptação diante das mudanças climáticas. Destaque para as regiões que já enfrentam vulnerabilidades sociais, ambientais e de infraestrutura de saneamento.
Essas mudanças ameaçam diretamente o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a segurança hídrica da população.

De acordo com os cenários do IPCC, cada região do país enfrenta riscos específicos (como mostra o mapa). Esses desafios exigem planejamento e adaptação para proteger vidas e infraestrutura.

Saiba mais sobre o tema no estudo (link na bio). #clima #saneamento
...

238 2
O novo episódio do videocast “Falando de Saneamento” está no ar!Luana Siewert Pretto, Presidente-executiva do Trata Brasil e Dener Ghenov, Coordenador da Área de Riscos Climáticos e Adaptação da Way Carbon, batem um papo sobre o novo estudo “As Mudanças Climáticas no Setor de Saneamento: como secas, tempestades e ondas de calor impactam o consumo de água', produzido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a WayCarbon.Assista o EP completo no canal do Youtube ou nas plataformas de áudio.

O novo episódio do videocast “Falando de Saneamento” está no ar!

Luana Siewert Pretto, Presidente-executiva do Trata Brasil e Dener Ghenov, Coordenador da Área de Riscos Climáticos e Adaptação da Way Carbon, batem um papo sobre o novo estudo “As Mudanças Climáticas no Setor de Saneamento: como secas, tempestades e ondas de calor impactam o consumo de água`, produzido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a WayCarbon.

Assista o EP completo no canal do Youtube ou nas plataformas de áudio.
...

60 4
O Instituto Trata Brasil, em parceria com a WayCarbon, lançou o estudo inédito “As Mudanças Climáticas no Setor de Saneamento: Como tempestades, secas e ondas de calor impactam o consumo de água?”. O estudo destaca que as mudanças climáticas aumentam os desafios no setor de saneamento, afetando sistemas de água e esgoto.De acordo com o estudo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com maior risco de terem o seu abastecimento de água afetado por tempestades.Confira o estudo completo (link na bio). #clima #tempestades #saneamento

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a WayCarbon, lançou o estudo inédito “As Mudanças Climáticas no Setor de Saneamento: Como tempestades, secas e ondas de calor impactam o consumo de água?”. O estudo destaca que as mudanças climáticas aumentam os desafios no setor de saneamento, afetando sistemas de água e esgoto.

De acordo com o estudo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com maior risco de terem o seu abastecimento de água afetado por tempestades.

Confira o estudo completo (link na bio). #clima #tempestades #saneamento
...

167 0

Ambassadors

Associates

Receive our newsletter.

Sign up to receive updated news 
and statistics on basic sanitation in Brazil

> Work with us