Logo Trata Brasil

>Quatro regiões do país demonstram melhoria no atendimento à coleta de esgoto

Centro-oeste evidencia a maior evolução entre as regiões, de acordo com o diagnóstico do SNIS 2021

Divulgado no final do ano passado, o relatório apresentado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) recolhe dados dos serviços de água e esgotamento sanitário, realizando um panorama do cenário nacional. Sendo assim, comparado com o ano anterior, quatro regiões mostram sucinta evolução no índice de atendimento de esgoto – somente o Nordeste retrocedeu em 0,1 ponto percentual no indicador.

Tabela 1 – Evolução dos indicadores de saneamento das regiões brasileiras entre 2020 e 2021

Fonte: SNIS

A partir da tabela acima é possível observar que o Centro-Oeste evoluiu em 2,4 pontos percentuais no atendimento de coleta de esgoto – quase 10 milhões de habitantes são atendidos com este serviço na região (como destaque, o estado do Mato Grosso do Sul apresentou uma perceptível evolução de 22,8 p.p no atendimento de coleta de esgoto para os habitantes). 

Em seguida, o Sudeste passou a atender 81,7% da população com coleta de esgoto. Em 2020, o índice era de 80,5%, isto é, houve uma melhoria de 1,2 p.p. Já as regiões Norte e Sul evoluíram no serviço em 0,9 e 1,0 pontos percentuais, respectivamente. Em concordância com o Marco Legal do Saneamento, todas as localidades brasileiras devem atender a 99% dos habitantes com água potável e fornecer para 90% da população o serviço de esgotamento sanitário até 2033, direcionando o país para alcançar universalização do saneamento. O acesso pleno a coleta de esgoto impacta diretamente o bem-estar da população, como, por exemplo, na área da saúde, reduzindo as internações por doenças associadas a falta de saneamento.