Logo Trata Brasil
Search

Primeira posição e feito inédito: conheça a cidade com melhor desempenho no Ranking do Saneamento 2023

Pela primeira vez na história do Ranking, um município apresentou nota máxima nos principais indicadores dos serviços básicos

No dia 20 de março, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulgou o Ranking do Saneamento 2023. O relatório lançado anualmente apresenta os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Nesta 15ª edição, houve uma surpresa positiva, quando pela primeira vez na história do Ranking do Saneamento, um município obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas, ou seja, os indicadores dos serviços básicos alinhados com as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento.

Trata-se da cidade de São José do Rio Preto, o 1º lugar do Ranking geral do país, que subiu oito posições em relação ao ano anterior e alcançou o topo do relatório. No município paulista, a população com acesso à água é de 100% e 93,9% têm atendimento de coleta de esgoto, enquanto 91,6% do esgoto gerado é tratado. No que diz respeito ao índice de perdas de água, a cidade desperdiça apenas 21% do recurso hídrico – média menor que a nacional de 40,2%.

Tabela – 20 melhores municípios no Ranking do Saneamento 2023

Acesse a tabela completa em: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/

Com excelentes indicadores de saneamento, São José do Rio Preto está alinhado com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, isto é, fornecer acesso à água potável para 99% da população e atender 90% dos habitantes com os serviços de esgotamento sanitário. Em relação à edição do Ranking de 2022, em que a cidade ocupava a 9ª posição, a maior evolução foi vista no indicador de acesso à água potável – o município passou de 96% para 100% da população sendo atendida com o recurso hídrico, evoluindo 4 pontos percentuais.

De acordo com o Ranking do Saneamento 2023, a cidade paulista investiu, na  média dos últimos cinco anos, cerca de R$124,66 por habitante, visando a melhoria dos serviços básicos – investimento maior do que a média nacional de R$ 82 per capita.

Sendo assim, os próximos desafios de São José do Rio Preto até 2033, ano estabelecido para o cumprimento de todas as metas do Marco Legal, será continuar os esforços na infraestrutura de saneamento, buscando a manutenção das redes e dos bons indicadores dos serviços de água e esgotamento sanitário para a sua população.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil