Logo Trata Brasil
Search

Norte do Brasil continua com baixos indicadores referente aos serviços de saneamento básico

Dados atualizados do SNIS mostram uma pequena melhora nos indicadores dos serviços básico, entretanto a região precisa de grande mudança para alcançar a universalização até 2033

No final de 2021, o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) divulgou os novos dados nacionais de saneamento com ano base de 2020.

Analisando a região Norte do país a partir dos dados atualizados, a região continua sendo a pior do país em termos percentual: apenas 58,9% da população têm acesso à água tratada e somente 13,1% (2,3 milhões) dos habitantes têm rede de esgoto em suas residências. Além disso,  a região perde 51,2% de toda água potável que é produzida e apenas 21,4% das águas residuais são devidamente tratadas.

Em relação com os indicadores do SNIS com ano base de 2019, o Norte brasileiro atendia 57,4% dos habitantes com água potável e 12,3% da população recebiam atendimento à coleta de esgoto; apenas 22% da água era tratada adequadamente e aproximadamente 55,2% da água produzida era perdida nos sistemas de distribuição.

A região apresentou uma pequena melhora nos indicadores de atendimento de água, coleta de esgoto e no tratamento de água, entretanto o Norte piorou no indicador de perdas de água.

Estados da Região Norte

Entre os estados que formam o Norte, Roraima demostra os melhores indicadores de saneamento. No estado, a população com acesso água corresponde a 99,7% e 80,7% dos habitantes têm atendimento à coleta de esgoto.

Todavia, o Amapá apresenta números precários de acesso à água tratada e atendimento à coleta de esgoto, como é possível observar na tabela acima; ademais 74,6% de toda água que é produzida não chegam de forma oficial para os habitantes. No que se refere ao índice de tratamento de esgoto, Rondônia  apresenta a pior porcentagem apenas 8,5% de todo esgoto são devidamente tratados.

Em busca de melhorar os indicadores de saneamento para a população, a região necessita investir nos serviços de atendimento de água e esgotamento sanitário, entre as regiões brasileiras, o  Norte apresenta os piores números de saneamento básico.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil