Logo Trata Brasil
Search

Com apenas 10,2% de esgoto tratado, Guarulhos recebe projeto “Brincar para Sanear” em escolas estaduais

O volume de esgoto não tratado equivale a 67 piscinas olímpicas despejadas na natureza de forma irregular todos os dias. O município figura na 62ª posição do Ranking do Saneamento 2023.

Durante a semana da água, o Instituto Trata Brasil, divulgou a 15ª edição do Ranking do Saneamento, em parceria com a GO Associados, apresentando os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país. Em Guarulhos, a população com acesso à água potável é de 100% e 92,3% dos habitantes têm acesso à coleta de esgoto. Contudo, o município paulista tem grandes dificuldades no indicador de tratamento de esgoto, em que somente 10,2% do esgoto gerado é tratado – a média nacional é de 51,2%. Além disso, a cidade desperdiça 43% da água produzida nos sistemas de distribuição, ou seja, todo esse recurso hídrico não chega de maneira oficial para as residências da localidade. No Ranking do Saneamento 2023, Guarulhos aparece na 62ª posição, apesar de ter evoluído seis posições em relação à edição anterior, entre os municípios de São Paulo presentes no Ranking, a cidade figura como a segunda pior no relatório, dentre as paulistas.

Simultaneamente, entre os dias 20 e 24 de março, o Trata Brasil levou o projeto “Brincar para Sanear” para três escolas de Guarulhos – a ação contou com a parceria da Water.org e apoio da Cummins. O objetivo do projeto é, por meio de ações lúdicas, fomentar a educação ambiental, com foco na importância dos serviços de atendimento de água e esgotamento sanitário, impactando os jovens estudantes, como também, os profissionais das escolas e os pais dos (as) alunos (as).

Desta forma, para conscientizar cerca de 1.200 jovens sobre a relevância dos serviços básicos, o projeto “Brincar para Sanear” foi tema de 14 apresentações voltadas para educação ambiental em três escolas de Guarulhos, sendo essas: a Escola Estadual Victor Civita; Escola Estadual Profª Zilda Ribeiro; e a Escola Estadual Comandante João Ribeiro de Barros. Uma das professoras que acompanhou o projeto na última escola citada ressaltou a didática das ações com os estudantes. “Nós tivemos o prazer de participar desse projeto que fala sobre a questão do saneamento básico. Foi muito enriquecedor, as crianças participaram muito e aprenderam diversas coisas, e tudo isso de uma forma brincando, então foi de grande valor o projeto” – aponta a professora Vanderléia, do quarto ano do Ensino Fundamental.

Para conhecer e acompanhar como foi o projeto “Brincar para Sanear” nas escolas de Guarulhos, acesse:https://www.instagram.com/reel/CqWH01OghKv/?utm_source=ig_web_copy_link 

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil