Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Conheça a 3ª Edição da Revista do Instituto Trata Brasil

Periódico lançado trimestralmente traz um artigo sobre pobreza menstrual e ausência de saneamento básico

Neste mês de dezembro, o Instituto Trata Brasil divulga a 3ª Edição da “A Revista do Saneamento”, material elaborado para apresentar mais informações sobre saneamento básico. O periódico abre espaço para entrevistas com conselheiros, associados e embaixadores. Além disso, conta com artigos e atualizações dos trabalhos feitos pelo Trata Brasil e apresentação dos principais assuntos do setor.

A edição lançada neste último mês do ano conta com um artigo sobre pobreza menstrual feito por Victoria Dezembro, fundadora da ONG Projeto Luna. No artigo, é apresentado os conceitos da pobreza menstrual e a problemática do tema na vida de milhares de mulheres.

Victoria Dezembro define pobreza menstrual como a falta de acesso à educação sobre menstruação, saneamento básico, banheiros e a artigos menstruais. “A garantia de acesso a sanitários seguros e limpos durante a menstruação é essencial para prevenir infecções e outras questões de saúde gerados pelo uso contínuo de um mesmo produto menstrual. A carência de condições para se higienizar acaba fazendo com que meninas retenham a urina por períodos prolongados, podendo causar, dentre outras questões de saúde, infecções urinárias”.

No artigo, a fundadora do Projeto Luna alerta sobre a importância de políticas públicas que garantam e facilitem o acesso a artigos menstruais para que meninas e mulheres não tenham suas oportunidades de desenvolvimento limitadas. “Chegou a hora de exigirmos políticas sólidas que reconheçam a higiene menstrual pelo que ela é: uma questão de saúde pública, igualdade de gênero, paridade econômica e oportunidade educacional”. Victoria Dezembro finaliza o artigo afirmando que ninguém deveria ficar para trás apenas por menstruar.

Além do artigo sobre saúde e pobreza menstrual, nesta 3ª edição também entrevistamos o presidente executivo  Édison Carlos que deixa o cargo após 11 anos de Trata Brasil.  Ademais, a revista apresenta um material produzido sobre as expectativas para 2022 no setor com o Novo Marco legal do Saneamento. Confira o material completo: https://tratabrasil.org.br/pt/comunicacao/revistas

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil