Logo Trata Brasil
Search

Panorama das 20 melhores cidades do Ranking do Saneamento 2022

No último dia 22 de março, o Instituto Trata Brasil lançou o Ranking do Saneamento 2022, com foco nas 100 maiores cidades do país, em parceria com a GO Associados. O relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Hoje, no Brasil, a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em milhares de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Os dados do SNIS apontam que o país ainda tem uma dificuldade com o tratamento do esgoto, do qual somente 50% do volume gerado são tratados – isto é, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

Entre as 20 melhores cidades do Ranking, 99% da população tem acesso a redes de água potável. A porcentagem da população com rede de coleta de esgoto é de 95,5%. O valor de investimento anual médio por habitante (R$/hab.) é de 135,2, contra R$ 61,90 no Brasil.

QUEM SÃO OS 20 MELHORES?

Historicamente, o que se observa nos Rankings publicados pelo Instituto Trata Brasil é uma predominância de municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupando as primeiras posições.

Tabela – 20 melhores

É possível observar que os municípios entre os 20 melhores possuem valores acima de 97% em relação à população com atendimento de água. Um dos principais gargalos do Ranking do Saneamento é a parcela da população com o serviço de coleta de esgoto. A média do país é de 54,95% da população com esse serviço, enquanto a média dos 100 maiores municípios estudados é de 75,69% da população com esse serviço. Apenas Piracicaba (SP) entre os 20 mais bem colocados possui 100% de coleta de esgoto. O restante dos municípios que possuem índice de coleta superior ou igual a 90% podem também ser considerados universalizados de acordo com a Lei 14.026/2020. Com relação ao índice de esgoto tratado referido à água consumida, apenas três munícipios entre os 20 tratam 100% do volume de esgoto gerado, Piracicaba (SP), Cascavel (PR) e Maringá (PR).

A média de perdas na distribuição nas 100 maiores cidades do país foi de 36,32%, menor do que a média nacional de 40,14%. Quanto menor for essa porcentagem, melhor. Entre as 20 melhores, Santos (SP) é a que menos perde com 14%, valor bem abaixo da média nacional, Limeira (SP), é outro exemplo positivo, pois perde apenas 18%.

Esses municípios que aparecem no topo do Ranking já conquistaram ou estão mais próximos das metas de universalização dos serviços de saneamento básico propostas no Novo Marco Legal do Saneamento, que visa, até 2033, garantir que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.

*Imagem de capa – Foto: Tadeu Nascimento/Prefeitura de Santos

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil