Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Logo Trata Brasil
Generic selectors
Correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Confira as principais ações do ITB no primeiro semestre de 2022

Para exemplificar as ações do Instituto ao longo desses meses, o blog de hoje mostrará as principais atividades realizadas pelo Trata Brasil até este momento do ano

Nesses primeiros seis meses de 2022, o Instituto Trata Brasil vem trabalhando veementemente para contribuir com a conscientização das diversas facetas da sociedade sobre as condições de saneamento básico no país. Durante esse tempo, o ITB divulgou estudos, podcasts e outras diversas atualizações com foco nos serviços básicos.

Foram cinco estudos lançados pelo ITB durante esse semestre. O primeiro lançado foi realizado em parceria com a KPMG que aborda diversas frentes dos serviços de regulação no Brasil. Intitulado de Qualidade da Regulação do Saneamento no Brasil e Oportunidades de Melhoria”, o relatório mostra a importância do equilíbrio entre o poder concedente (Estados e prefeituras), prestadores de serviços (empresas de saneamento – públicas ou privadas) e os usuários, a partir do desafio imposto pelo Marco Legal do Saneamento.

Lançado anualmente, o segundo estudo do Trata Brasil divulgado foi a 14ª edição do Ranking do Saneamento. A partir de dados o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2020), o relatório analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país  e mostra os principais desafios que o município terá a fim de cumprir com as metas estabelecidas até 2033.

Em abril, o ITB em parceria com a EX Ante Consultoria Econômica, publicou o estudo “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Rio de Janeiro”. Há anos o Trata Brasil analisa os benefícios socioeconômicos gerados pela expansão dos serviços básicos em diferentes localidades do Brasil. No relatório divulgado neste ano, o estudo mostrou os diversos ganhos socioeconômicos dos municípios do Rio de Janeiro presentes no Bloco 1 e 4 da concessão da Cedae em que foram adquiridos em 2021 após leilão do BNDES.

A partir dos estudos lançados, o Trata Brasil busca demonstrar o impacto que a falta de saneamento tem em diversos âmbitos da sociedade. No mês de maio foi lançado o segundo estudo da série “O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira”. O material foi realizado pelo ITB em parceria com a BRK Ambiental, apoio do Pacto Global e conduzido pela Ex Ante Consultoria. O relatório aponta que uma em cada quatro mulheres brasileiras não tem acesso à água tratada ou não é abastecida com regularidade.

O recente estudo, lançado neste mês de junho, é o outro material que o Trata Brasil divulga anualmente. Intitulado de “Perdas de Água Potável 2022 (SNIS ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, o relatório aponta a grande ineficiência que o país enfrenta na distribuição de água potável, no qual, um volume equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada é desperdiçado diariamente.

Além dos estudos publicados, o ITB lançou diversos episódios do podcast “Falando de Saneamento” com diferentes figuras que representam o saneamento básico no país, como por exemplo, o economista, Gesner Oliveira, coma procuradora Regional da República, Dra. Sandra Kishi, o Presidente da Comissão Especial de Saneamento, Leandro Frota, entre outros entrevistados.

Continue acompanhando o Trata Brasil no último semestre de 2022, acesse todos os materiais em: https://tratabrasil.org.br/pt/.

Picture of Trata Brasil

Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Receba nossa newsletter.

Cadastre-se para receber notícias e estatísticas atualizadas sobre o saneamento básico no Brasil