No domingo, 12 de novembro, acontece o segundo dia da prova do ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio). Etapa importante para os alunos, a prova é uma das principais oportunidades para ingressar no ensino superior.
Realizada em dois domingos seguidos, o ENEM é dividido por temas, sendo o primeiro dia voltado para Linguagens, Código e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação, enquanto no segundo domingo, os temas aplicados são focados em questões de Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Com base nos temas do segundo dia, o Trata Brasil analisa de que maneira a ausência do saneamento básico pode influenciar na nota média dos alunos.
Tabela 1 – Nota média da prova do segundo dia do ENEM – com e sem acesso a banheiro
Fonte: INEP 2021 / Painel Saneamento Brasil
A partir de dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), presentes no Painel Saneamento Brasil, é possível observar que a precariedade dos serviços básicos tem implicações imediatas na educação de alunos e alunos, influenciado a nota do ENEM. Como mostra a tabela acima, a nota média em matemática dos candidatos do ENEM com acesso ao banheiro é de 533,86, enquanto daqueles que sofrem com a falta de banheiros é de 463,87 – uma diferença de 70,99 pontos na nota. Em relação ao tema de Ciências da Natureza, a diferença entre as notas para os estudantes com e sem acesso ao banheiro é de 45,71 pontos.
Entre as regiões do país, a maior disparidade na nota de Matemática e Ciências da Natureza para aqueles com e sem acesso à banheiro, pode ser vista na região Centro-Oeste, no qual, a diferença é de 70,14 e 49,69 pontos, respectivamente.
O saneamento traz benefícios das mais diversas facetas da sociedade. Levar o acesso pleno de água e coleta e tratamento de esgoto para a população significa deixar um legado positivo para o futuro do país. Universalizar o saneamento básico é oferecer condições para que crianças e adolescentes possam desenvolver seu processo educacional de forma saudável e para que no futuro possam se tornar profissionais de qualidade.